quarta-feira, 11 de abril de 2007

Paraíso ecológico

A Bahia é realmente privilegiada por suas belezas naturais, que encantam e fascinam baianos e turistas. Um desses paraísos ecológicos é a Península de Maraú, situada na Baía de Camamu, no sul do estado. A Baía de Camamu é considerada a terceira maior Baía do Brasil, com 40 quilômetros de extensão de belíssimas praias ainda pouco exploradas pelo homem.

O agito da noite fica por conta da aconchegante vila chamada Barra Grande. Outro paraíso ecológico fica em Taipus de Fora, com suas piscinas naturais. Clique aqui para se deliciar e curtir essa maravilha, privilégio dos baianos.

Por falar em belezas naturais, vale salientar que a água do nosso planeta é um bem precioso e que devemos preservar hoje mais do que nunca. A ação do homem está destruindo, cada vez mais, o ecossistema.

Quem ainda pensa que pode abusar do uso da água sem refletir as consequencias como a escassez deste recurso no planeta está muito enganado. A grande questão hoje em dia não é a falta de água e sim a má distribuição e o mau uso desse precioso recurso. Desperdiçando e poluindo, aí sim, não há água que chegue!

A Terra tem 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Só que 97,5% dessa água vem do mar. As reservas de água doce mais parecem uma gota no oceano. Em tese, sobrariam 2,5% de água potável disponível. Parece pouco e, na prática, é menos ainda.

A maior parte da pequena parcela própria para o consumo está fora do alcance da população. Mais de dois terços (69%) da água pura está nas calotas polares, sob a forma de gelo, e cerca de 30% é formada por lençóis subterrâneos. Rios e lagos, nossas principais fontes de água, representam 0,26% do total do líquido indispensável à vida. Enquanto a humanidade usar e abusar da água como se ela fosse inesgotável, o colapso no seu fornecimento vai ser uma ameaça concreta. Vamos ficar alerta e ter mais consciência!!!

Nenhum comentário: